Curso de Pedagogia recebe nota máxima no Guia Estadão de Faculdade de 2023.

Mais cinco cursos da UFV foram considerados excelentes, recebendo cinco estrelas no Guia da Faculdade, divulgado pelo jornal Estadão na última segunda-feira (23). Na edição de 2022, 15 cursos da Universidade haviam sido avaliados com o conceito máximo. Este ano, foram 20, o que colocou a UFV entre as instituições com maior percentual de cursos cinco estrelas.

Do campus Viçosa, elas foram para: Agronegócio; Agronomia; Ciência e Tecnologia de Laticínios; Cooperativismo; Dança–Licenciatura; Educação Física–Licenciatura; Engenharia Agrícola e Ambiental; Engenharia de Agrimensura e Cartográfica; Engenharia Florestal; Física–Licenciatura; História–Licenciatura; Matemática–Licenciatura e Bacharelado; Medicina Veterinária; Nutrição; Pedagogia; Química–Bacharelado; Secretariado Executivo Trilingue e Zootecnia. Do campus Florestal, o Guia deu cinco estrelas para o curso de Engenharia de Alimentos.

Outros 45 cursos (de bacharelado e licenciatura) dos três campi foram avaliados como muito bons, ficando com quatro estrelas. Muitos, inclusive, se destacaram no país e em Minas Gerais nas áreas de conhecimento consideradas pelo Guia: Administração, Negócios e Serviços; Artes e Design; Ciências Biológicas e da Terra; Ciências Exatas e Informática; Ciências Humanas e Comunicação; Saúde e Bem-Estar.

Sobre
O Guia da Faculdade foi criado, em 2018, em uma parceria do Estadão e a empresa paulista Quero Educação. Ele utiliza a metodologia “avaliação por pares” para analisar a qualidade de quase 16 mil cursos superiores em todo o Brasil. Todas as instituições de Ensino Superior cadastradas no Ministério da Educação são convidadas para fazer parte. Depois de se cadastrarem, elas indicam todos os cursos que estão recebendo novos alunos.

O coordenador de cada curso que será avaliado recebe um questionário para apontar as principais características da sua graduação, com foco em três aspectos: projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura. O preenchimento não é obrigatório; a decisão de participar fica a critério do coordenador.

Apesar de não ser uma avaliação oficial, a pró-reitora de Ensino da UFV, Cristiane Baquim, considera muito positivo que os cursos da instituição figurem entre os melhores do país no Guia, que é utilizado como fonte de informação por estudantes do ensino médio na hora de fazerem suas escolhas para a educação superior. “Ser uma referência contribui para esta escolha, uma vez que possibilita que jovens de todo o país conheçam a excelência da nossa Universidade”.

(Fonte: Divulgação Institucional- UFV)